quarta-feira, 10 de julho de 2013

Dumping


Dumping

É a forma mais comum de comportamento ilegal de concorrer no mercado internacional quando os bens são vendidos a preços inferiores ao seu custo de produção ou mais baratas do que no mercado interno dos países exportadores. Esta prática visa eliminar a concorrência, aumentar a quota de mercado dos países exportadores, mas origina prejuízos materiais à indústria dos países importadores. É o dumping económico. Podemos falar ainda em dumping:
-social
-ecológico
-monetário
-fiscal
Quando os bens são vendidos a preços mais baixos do que no mercado interno dos países exportadores, em consequência baixos ordenados e más condições de trabalho falta de legislação que obrigue as empresas a não poluir o ambiente, manipulação das taxas de câmbio e evasão fiscal e facilidades fiscais.

O dumping social (exploração da mão de obra) surge quando os baixos custos de produção com base na mão de obra barata, permite fixar preços mais baixos aumentando a competitividade à custa de um problema social.

Será dumping monetário quando as autoridades monetárias manipulam as taxas de câmbio para que os produtos sejam mais competitivos ao nível internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário